A Esplanada Marisqueira, o primeiro restaurante essencialmente dedicado à oferta de marisco em Matosinhos, abriu em 1957.

Em Terra de Horizonte e Mar e potenciado essencialmente pela proximidade com a Lota e o Porto de Leixões, a procura crescente pela restauração originou o nascimento de um dos mais emblemáticos espaços de Matosinhos, desde a sua génese fundamentalmente dedicada à oferta de marisco, e que perdura até aos nossos dias mantendo-se fiel às receitas originais.

 
  

De uma família particularmente ligada às lides do mar desde há várias gerações, o Esplanada Marisqueira tornou-se um ícone na oferta dos melhores peixes e mariscos do alto mar da nossa costa, com a mais alta qualidade e frescura.
Confeccionados e aprimorados na hora, mantendo uma confecção original ao longo destas décadas, com receitas executadas por mãos sábias e experientes, valorizando um menu de excelência, tanto de carne como de peixe.
A diversidade de mariscos, diariamente escolhidos com extremo cuidado de forma a garantir a máxima frescura e suculência, são dispostos de forma ímpar e apelam aos nossos mais profundos sentidos gustativos. São faustosas iguarias capazes de nos proporcionar momentos únicos com recheio a mar, em ofertas como o lavagante ao natural, a sapateira com recheio descascada, o camarão da costa, as canilhas, os lagostins, as gambas ou as amêijoas à Bulhão Pato, entre outros. A garrafeira acolhe também a mais genuína e sofisticada carta de bons vinhos nacionais e internacionais.